Guest post: Melhores estratégias para conseguir publicar em bons sites!

Guest post
Imagem: Freepik.com

Se você tem o costume de ler blogs já deve ter percebido que ocasionalmente é comum aparecerem Guest Post. Ou seja, posts escritos por terceiros, assinados por convidados.

Por isso, essa é uma prática interessante para quem publica, uma vez que é difícil manter a frequência alta de bons posts. Mas essa é também uma estratégia muito indicada para quem escreve.

Se você quer aumentar seu alcance e audiência, recomendamos que você faça Guest Post.

Continue lendo para descobrir quais são as estratégias para conseguir publicar em bons sites.

Quais são os melhores benefícios de publicar guest post?

Atualmente, ainda existem empresas que questionam os motivos de investir tempo na produção de conteúdo para publicar em outro site. Afinal, essa estratégia gera tráfego para o outro site. Enquanto você poderia publicar no próprio blog e colher os frutos.

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Esse é, sem dúvida, um ponto relevante. Mas pode ser explicado por causa de alguns benefícios:

Maneira de conseguir alcançar uma nova audiência!

Lembre-se que o trabalho de criar uma comunidade e ter um bom número de pessoas ao redor da sua marca é árduo. Além disso, os números costumam crescer lentamente.

Por outro lado, existem outros veículos fazendo a mesma coisa e já atingem o seu público. Isso significa que escrever para um desses veículos é alcançar uma audiência nova. Audiência essa que, muito provavelmente, nunca ouviu falar da sua empresa antes.

Você se apresenta como autoridade no setor!

Mais um ponto do guest post é ganhar relevância. Isso porque estar presente em diversos veículos falando como especialista sobre algum tema oferece um grande valor de te posicionar como autoridade. Consequentemente, sua empresa também é vista como autoridade no ramo.

O que você deseja é posicionar essa imagem na cabeça dos leitores? E, então, fazer com que seu nome venha à mente deles sempre que pensarem no assunto.

Tenha bons links que levem para bons sites!

Quando pensamos no SEO, receber links de outros sites é um dos fatores fundamentais para melhorar o seu posicionamento orgânico.

Portanto, quanto mais links de qualidade sua empresa receber, mais chances de conseguir alcançar as primeiras posições do Google nas palavras-chave relevantes para o negócio.

Dessa forma, publicar posts como convidados em blogs relevantes no mercado é uma maneira garantida de receber alguns desses links.

Outra boa dica é comprar backlinks brasileiro.

Melhores estratégias para conseguir publicar Guest Post em bons sites!

Imagem: Freepik.com

Primeiramente, saiba que existe um processo. Nem sempre é tão simples encontrar algumas opções de sites e conseguir a aprovação para a publicação.

Por isso, separamos aqui as melhores estratégias que podem aumentar suas chances:

Descubra quais são os bons alvos!

O primeiro passo para conseguir publicar como convidado é encontrar um bom blog ou portal.

Nesse caso, escolha aqueles que já têm alguma relação com o seu tema. Ou então que tenham um público interessado no seu assunto de domínio.

Do mesmo modo, você também pode acompanhar alguns experts do mercado nas redes sociais e observar as fontes de conteúdo que eles utilizam. Essa é uma excelente maneira de selecionar bons veículos. E claro que pesquisas no Google também auxiliam a encontrar alguns resultados.

Por fim, existe ainda um plugin do Google Chrome que indica páginas semelhantes para você selecionar mais opções.

Após selecionar alguns sites, busque identificar se realmente vale a pena publicar nesse veículo. Por exemplo, mensure qual foi a repercussão dos últimos posts ou quantos seguidores o blog tem no Twitter, ou Instagram.

Mais uma opção é usar o Open Site Explorer para medir qual é a autoridade do domínio.

Com todas essas dicas, dá para fazer um processo milimétrico e identificar com precisão os veículos com maior benefício para o seu negócio.

Construa um relacionamento prévio ou busque contatos em comum!

Desde já, entenda que não costuma ser muito simples publicar em um veículo de qualidade. Já que eles possuem uma reputação a zelar e não devem confiar em qualquer pessoa que os aborda.

Exatamente por isso, é muito importante iniciar o relacionamento antes de fazer o pedido da publicação. Uma ideia é começar esse contato por comentários nos posts, e-mails ou redes sociais. Também é interessante compartilhar conteúdo do site nas suas redes sociais.

Se for possível, você pode tentar um contato presencial. Por exemplo, em reuniões, cafés e eventos.

Por fim, outro caminho que dá sempre resultados é ser indicado por algum contato em comum.

Apresente um bom portfólio de conteúdo!

Vale ressaltar que se sua empresa já possui um blog com bom acervo de posts, fica muito mais simples ganhar credibilidade e receber o ok da publicação.

Definitivamente, possuir um histórico mostra domínio do conteúdo, da forma coesa de expor ideias e também da gramática. Além de indicar se o tema que você aborda é, de fato, atrativo.

Logo, é muito mais fácil você ser aceito se tiver um blog com conteúdo já publicado do que se ainda não tiver começado.

Tenha sempre algo para mostrar de antemão.

Quando não existe uma relação próxima com o editor do blog e você for começar um contato para publicar como convidado, já descreva o tema e a estrutura do texto. Isso mostra comprometimento e conhecimento do conteúdo.

Como escrever um bom Guest Post?

Antes de tudo, há alguns aspectos importantes na hora de escrever um guest post.

São eles que vão garantir melhores resultados e, principalmente, um bom relacionamento com o dono do blog. Procure sempre fazer um bom trabalho, pois esse mesmo blog pode mencionar sua empresa e seu conteúdo mais vezes. Ou até mesmo abrir outras portas:

Adapte seu conteúdo à linha editorial do blog!

É muito comum existirem diferenças de abordagem entre os blogs. Sendo assim, essas diferenças devem ser respeitadas na hora de escrever seu texto.

Confira agora os itens mais comuns que devem ser observados:

  • Escolha do Tema: afinal, não adianta tentar escrever sobre um tema que não é habitual no blog ou atrativo para o público. Comece observando algumas postagens antigas, observe o que teve boa repercussão e busque trabalhar na definição de um assunto que agrade;
  • Adéque seu conteúdo: pois o público pode ser mais iniciante ou mais avançado no assunto e isso faz toda diferença no vocabulário e nas dicas dadas. Além disso, o blog pode usar uma abordagem mais formal ou informal, que deve ser considerado no seu texto;
  • Escolha do formato do texto: identifique se o blog costuma escrever textos mais curtos ou longos. Confira ainda como eles usam imagens, se os parágrafos são quebrados e usam subtítulos ou são blocos de texto maiores. 

Todos esses detalhes vão manter a familiaridade para os leitores.

Escreva conteúdo Guest Post de qualidade e não propaganda!

Entenda que só faz sentido para um blog aceitar textos se eles forem de qualidade. Ou seja, precisa ser um conteúdo que eles próprios poderiam escrever, caso tenham mais tempo ou conhecimento sobre o assunto.

Muitos blogs cobram como “publieditorial” quando a intenção é vender um produto ou serviço específico. Sendo assim, para publicar gratuitamente como convidado é necessário gerar valor, e escrever textos interessantes.

Quanto melhor for a qualidade do seu texto e a probabilidade dele chamar a atenção dos leitores, maiores as chances desse leitor procurar conhecer mais sobre você…

Use os links (mas use com cautela)

Por fim, um dos melhores benefícios de publicar post como convidado é ter o controle sobre o texto. Isso inclui os links e seus textos-âncora.

É muito vantajoso usar links para as principais páginas da sua empresa gerando backlinks de qualidade. Também busque usar como âncora desses links palavras-chave que resumem bem o conteúdo. 

Essa estratégia, além de gerar tráfego para o seu site, ajudará essas páginas a estarem melhor posicionadas no Google.

Entretanto, tome cuidado com o excesso de links no decorrer do texto. Além de ser menos eficiente n a questão do SEO, também não costuma ser bem-visto pelo veículo que abriu suas portas. Causa a impressão que você está escrevendo apenas para se aproveitar e conseguir tráfego.

Dessa forma, é uma prática recomendada equilibrar os links para o próprio site e para terceiros.

Há também alguns veículos que só permitem colocar o link na assinatura. Então, busque analisar alguns posts antigos e ver qual é a política adotada pelo blog.

O que achou sobre os Guest Post? Já usou essa estratégia? Deixe nos comentários.

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