O que é SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas)

Como aparecer no Google Maps
imagem: freepik.com

SEO definitivamente é uma das principais estratégias de Inbound Marketing que você ou sua empresa possa investir sem nenhum tipo de medo.

Afinal de contas, trabalhar efetivamente o SEO e o conteúdo da sua empresa dentro do Google, significa marcar presença no maior buscador do mundo.

No entanto, por mais magnífico que isso seja, na prática, não, é qualquer profissional ou agência que consegue colocar o seu site nas primeiras páginas do Google.

Sendo assim, digamos que o charme do SEO está justamente na complexidade e também no potencial de recompensa, no aumento do número de visitantes, leads e pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Portanto, caso toda essa informação ainda pareça muito complexa para você, neste conteúdo tratarei de forma simples sobre o que é o SEO e o que importa de fato para colocar o seu site no topo do Google.

Mas afinal, o que é SEO? 

SEO é um conjunto de técnicas projetadas para aumentar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca como o Google, aumentando assim o tráfego orgânico (gratuitamente) e a autoridade.

Portanto, se você tem um site, já deve ter percebido que apenas publicar conteúdo não é suficiente: você precisa de tráfego.

Sem tráfego, você não gera leads e vendas.

SEO
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Provavelmente, se você está com problemas de vendas em seu negócio, um dos motivos deve ser a falta de público chegando até as suas páginas e ofertas.

Os motores de busca são a fonte de tráfego mais comum para você trabalhar, assim, aplicar técnicas de otimizações para aparecer no Google é de fato, uma excelente estratégia.

E quando falamos em otimização, falamos de diversos fatores que influenciam as classificações do seu conteúdo nas páginas do Google.

Sendo o principal, a pesquisa de palavras-chave.

Não basta você criar conteúdo em volume, se você não tiver um bom planejamento de palavras-chave, de acordo com os seus objetivos e o momento do seu negócio.

Criar conteúdo para as principais etapas do funil de vendas, é algo que parece lógico, mas não é tão simples de ser feito, por isso, você precisa contar com o auxílio de um profissional de SEO para fazer isso.

Qual é a importância da pesquisa de palavras-chave?

Entender seu papel no negócio e realizar pesquisa de palavras-chave são as melhores maneiras de descobrir quais termos as pessoas estão pesquisando com mais frequência.

Determinar os problemas de seus clientes e adivinhar o comportamento de pesquisa deles é mais fácil quando você conhece os problemas que eles enfrentam e qual é o perfil deles.

Portanto, a pesquisa de palavras-chave é o segredo do sucesso de qualquer empreendedor digital ou profissional de SEO que deseja se destacar no mercado digital.

Por isso, a pesquisa de palavras-chave ajuda você a descobrir quais tópicos são mais interessantes para seu público e quais tópicos têm o melhor volume de pesquisa.

Caso você não faça uma pesquisa de palavras-chave adequada, você provavelmente está criando conteúdo em vão. 

Portanto, para aumentar o tráfego orgânico do seu site, você precisa investir na criação de conteúdo de palavras-chave de cauda média e longa.

A cauda longa da palavra-chave normalmente tem menor volume em comparação à cauda média ou curta, no entanto, tem um alto poder de conversão. Afinal de contas, a cauda longa remete a uma pesquisa por um termo amplamente específico.

Ou seja, se o seu conteúdo for bem trabalhado, conseguir responder à dúvida do usuário e tiver uma boa oferta (chamada para ação) é muito provável que você consiga convertê-lo em Lead ou até mesmo comprador.

Para você compreender melhor o que seriam os exemplos de cada tipo de palavra-chave:

SEO = Cauda Curta
O Que é SEO? = Cauda Média
Como Crescer meu Site com SEO = Cauda Longa

Veja que a última palavra-chave remete a uma dor do cliente muito mais específica, neste tipo de conteúdo caberia por exemplo a oferta um checklist de SEO ou até mesmo de Ebook sobre o tema. 

Caso você ofereça este serviço, você pode abrir um pop-up específico dentro deste conteúdo e fazer a oferta levando para o seu WhatsApp ou formulário de contato.

Portanto, para ajudá-lo a entender melhor o universo das palavras-chave e a sua importância na sua estratégia de SEO, pense o seguinte: as palavras de cauda curta normalmente são de topo de funil, as de cauda média é de meio de funil e de cauda longa de fundo de funil.

Ao lembrar das etapas do funil de vendas, fica mais fácil montar uma estrutura de conteúdos que faça com o que o seu potencial cliente, percorra a jornada de conscientização e faça-o se tornar um cliente de fato.

A importância da pesquisa de palavras-chave, em suma, é: saber qual tipo de conteúdo criar para o seu público, ou seja, pensando nas etapas do funil de vendas e qual a oferta certa você irá fazer para ele.

Mas, a pesquisa de palavras-chave por si só, não garante bons resultados de SEO. Você precisa fazer muito mais, você precisa fazer a otimização do seu site. 

Como Fazer a Otimização do Meu Site em 2022? 

Caso você nunca tenha trabalhado na otimização do seu site, sabe do potencial que o tráfego orgânico tem para atrair pessoas para o seu negócio e convertê-las em clientes.

Saiba que tudo tem um começo, o que vou te passar aqui são exatamente os principais pontos que você precisa trabalhar para otimizar o seu site, que são, por exemplo:

1. Revise as suas páginas atuais.

Audite suas páginas para observar o que está funcionando e o que precisa ser alterado para atender aos critérios de classificação do mecanismo de pesquisa.

A segunda parte é um pouco mais trabalhosa, porém muito eficaz:  Adicione metas descrições, palavras-chave, tags h1 e h2, tags de cabeçalho, etc.

2. Sempre crie conteúdo de valor e relevante

Ajudar o leitor com conteúdo útil fortalece a autoridade da sua marca, ajuda você a obter um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa e cria um relacionamento mais próximo com seus consumidores, o que pode levar a uma maior fidelidade.

Marketing de Conteúdo de fato tem por sua essência a produção de conteúdo relevante para o consumidor.

3. Tenha um site responsivo

A otimização do site é importante porque o layout e o design de uma página podem influenciar sua classificação.

Ter um site responsivo é um exemplo; isso ajuda a experiência do usuário e conta para a classificação do seu site.

4. Crie conteúdo que seja digno de ser visitado novamente

Você já deve ter lido um conteúdo amplamente rico, talvez um artigo mais técnico do seu mercado ou até mesmo um guia com uma lista de ideias, que você pensou…”Vou salvar o conteúdo para ver depois!”.

Criar conteúdo que gera esse nível de valor é fundamental para aumentar o termo de permanência no seu conteúdo. Isso ajuda o Google a compreender o quanto o conteúdo é valioso para os usuários.

5. Tenha páginas de conversão no seu site

Você também pode criar páginas de conversão, páginas que as pessoas acessam após pesquisar algo. 

Nessas páginas, você pode solicitar aos usuários informações e dados, como endereço de e-mail, em troca de materiais mais extensos, como e-books. Isso permite que você qualifique leads em potencial de forma mais completa.

Criar conteúdo de qualidade, investir em ações de criação de links, como guest posts, e aumentar o número de páginas para as quais seu site está vinculado, tudo isso pode ajudar a melhorar os resultados de SEO do seu site.

Eles são vistos como sinais de relevância e autoridade pelos mecanismos de pesquisa e ajudam a elevar sua página nos resultados de pesquisa.

Quais os Principais Fatores de Ranqueamento?

Diferente da grande maioria dos artigos de SEO que você vê por aí, eu vou listar apenas 20% das coisas que você precisa fazer para atingir 80% dos resultados no seu projeto de SEO.

Vamos ao primeiro fator:

1. O Seu Site é indexável e crawleável pelo Google?

Não se preocupe, eu vou te explicar em palavras simples o que isso significa. Em outras palavras, Crawler nada mais é do que um “bot” utilizado pelos buscadores para encontrar e indexar as páginas do seu site no Google.

Indexável, basicamente é verificar se o seu site possui permissão de ser indexado pelo Google.

Se o seu site for WordPress e você utiliza Plugins de SEO como Rank Math ou até mesmo Yoast Seo, por padrão essa permissão permanece.

Além disso, nas configurações do próprio WordPress também.

link-internos
Imagem: comunidadeseo.com.br

Se um conteúdo que você publicou ainda não está ranqueando bem, você precisa analisar a cobertura de links internos que apontam para este conteúdo.

Se você já tiver uma boa quantidade de links internos, mas ainda não está ranqueando bem, então você vai precisar criar mais conteúdos que deem suporte a ele.

Exemplo: Você quer ranquear para a palavra-chave SEO, então você vai precisar criar outros conteúdos relacionados, como BackLinks, Agência de SEO, Como Crescer o Seu Site Organicamente e entre outros.

Naturalmente, dentro desses conteúdos, haverá um link para a palavra-chave SEO

3. Palavras-chave âncora

Usar âncoras por correspondência exata é bom, mas é importante conhecer e se manter atualizado em relação ao que o Google entende como uma variação da palavra-chave, mas que leva a uma determinada palavra-chave.  

Saiba quais palavras-chave você precisa incluir como variáveis da âncora exata, para cobrir mais tópicos que o Google entende como variáveis da palavra-chave principal.

4. Core Web Vitals

Vamos deixar os termos técnicos de lado, isso definitivamente não é importante. A importância está no que este termo significa.

De forma simples e direta, ter o seu site otimizado para abrir rapidamente na tela do seu visitante, seja no computador ou no celular.

Tudo isso está relacionado à experiência do usuário. (Fator de SEO mais importante de todos). 

Os backlinks são como votos online, quanto mais votos você consegue para o seu site ou para o seu conteúdo, mais no topo de classificação você vai chegar.

Portanto, ter uma estratégia de construção de backlinks é fundamental para o crescimento da autoridade do seu domínio e do seu conteúdo.

Caso seja inviável realizar esse trabalho internamente no seu site, saiba como contratar um profissional da área para executar essa estratégia por você.

Ferramentas de SEO que vale a pena testar!

1. Google Analytics

O Google Analytics é sem dúvida a primeira ferramenta que você precisa incluir no seu arsenal de SEO

Após instalar o Google Analytics em seu site, é possível descobrir informações valiosas sobre o seu site, o seu conteúdo e de certa forma do seu negócio.

Descobrir quais são os conteúdos mais acessados, de onde essas pessoas estão vindo?

Ou seja, será do seu investimento em anúncios? Ou é de forma orgânica e do trabalho de SEO você está fazendo?

Quanto tempo as pessoas estão ficando em cada conteúdo? Quantas pessoas chegam ao seu site todos os dias?

Todas essas informações você tem acesso na ferramenta.

2. Google Search Console

Já o Google Search Console é uma ferramenta mais técnica de SEO, pois o principal foco é a mensuração de métricas, controle de desempenho dos conteúdos, avaliação da estrutura do site e também descobrir novas palavras-chave para otimizar o seu conteúdo.

Algumas das métricas que ajudam nessa otimização mostradas pelo GSC (Google Search Console). Como, por exemplo:

  • Links Internos
  • Cliques
  • CTR (Taxa de Cliques por visualização)
  • Impressões
  • Indexação do Site e entre outros.

3. Ubersuggest

Será que você sabe mesmo escolher a palavra-chave adequada para otimizar o seu conteúdo?

E como descobrir termos relacionados ou palavras-chave que o usuário também busca?

O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, auditoria de SEO e Análise de Concorrência. 

Sendo assim, conheça as melhores ferramentas para análise de SEO!

Em suma, essa ferramenta é uma extensão do Google Chrome que ajuda na avaliação de link inválidos ou quebrados em páginas.

Nesse sentido, por se tratar de uma extensão, é muito prático fazer a revisão de links de uma página de forma rápida, sem precisar abrir outra ferramenta, afinal, de contas… Está tudo na mesma tela.

Portanto, a avaliação de links serve tanto para corrigir possíveis links quebrados nas suas páginas, quanto para prospecção de links para o seu site.

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