Que tal usar as melhores estratégias de SEO para YouTube e melhorar seu desempenho? Primeiramente, saiba que o YouTube, maior plataforma de vídeos da internet, foi criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal.
Desde aquela época, a plataforma já passou por diversas mudanças e reinventou o modo como as pessoas assistem vídeos na internet.
Entretanto, uma das principais transformações se iniciou em 2006, quando o Google comprou o YouTube. Então, a plataforma passou a não ser mais somente o maior canal de vídeos, mas o segundo maior buscador da internet.
Ou seja, ele fica atrás apenas do próprio Google.
Com as suas modificações, não só de recursos, mas também visuais, o YouTube se transformou em um gigante, fazendo com que mais pessoas e marcas tivessem interesse em estar nessa plataforma. Além de ter se transformado também em uma ferramenta de marketing digital importante.
Dessa forma, ao ver que cada a disponibilidade de vídeos se tornava cada vez maior, o YouTube percebeu precisar organizar e entregar os conteúdos conforme as buscas dos usuários. Em suma, precisava melhorar a experiência das pessoas na plataforma.
Então, o YouTube considerou as estratégias de SEO para posicionar no ranking os melhores vídeos a partir de cada busca.
Em suma, essas estratégias são chamadas de SEO para YouTube. Continue lendo para entender como otimizar melhor os seus vídeos e deixá-los mais bem posicionados nos resultados de pesquisa.
Afinal, o que é SEO para YouTube?
Antes de tudo, você deve entender o que é o SEO e para que serve.
De forma geral, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzida como otimização para o mecanismo ou motor de busca. Sendo assim, esse é o conjunto de técnicas que serve para otimizar sites e outras páginas da internet para os buscadores, como Bing e Google.
Quando falamos de otimização de sites para o mecanismo de busca, já pensamos no Google. Isso porque, ele é um dos buscadores mais utilizados no mundo todo.
Porém, vale ressaltar que as estratégias de SEO não são exploradas somente em buscadores como o Google. Uma vez que elas também podem e devem ser utilizadas em outros motores de busca de imagens ou vídeos, como é o caso do YouTube.
Além disso, os algoritmos do YouTube funcionam igual aos do Google. Ou seja, os conteúdos passam pelo mesmo processo de rastreamento, indexação e ranqueamento. Somente depois os resultados mais relevantes aparecerão para os usuários.
Como usar o SEO para YouTube a seu favor nos vídeos?
Então, como fazer para que os seus conteúdos sejam melhor classificados e apareçam nas primeiras posições do ranking? Logo de cara, saiba que seus vídeos precisam atender alguns critérios, desde a produção e design dos vídeos, até mesmo questões de programação.
Em resumo, SEO para YouTube são técnicas e estratégias usadas para entregar para as pessoas o conteúdo que elas realmente procuram. Sendo assim, é fundamental que os seus vídeos e o seu canal sejam bem otimizados.
Por fim, lembre-se que o YouTube e o Google fazem parte da mesma empresa. Isso significa que, quando alguém pesquisar no Google, o buscador também irá apresentar conteúdos em vídeos.
Dessa forma, quando for fazer a otimização dos seus vídeos, não esqueça que você não estará competindo por um bom posicionamento apenas no YouTube, mas também no Google.
7 melhores estratégias de SEO para YouTube
Finalmente, chegou o momento de aprender quais são as melhores técnicas de otimização SEO para YouTube. Assim, você aumentará as suas chances de ranqueamento.
Primeiramente, deixaremos claro que o YouTube considera a quantidade de comentários e curtidas. Por isso, quanto mais engajamento o seu canal tiver, melhor será para o seu resultado com os vídeos.
1. Comece definindo qual será a sua palavra-chave!
Entenda que saber escolher a palavra-chave correta é fundamental para o ranqueamento dos seus vídeos. Uma vez que, é através dela que os algoritmos do YouTube entendem qual é o tema principal do vídeo. Isso permite que as pessoas encontrem esse conteúdo com mais facilidade.
Além disso, é muito relevante usar a palavra-chave no título, nas tags e também na descrição do vídeo.
Entretanto, antes disso, é necessário pesquisar palavras-chave relacionadas ao assunto do vídeo para poder alcançar o resultado desejado.
Para fazer isso da melhor forma, uma ideia é usar a função de autocompletar no campo de busca do próprio YouTube. Você também pode usar ferramentas de SEO para palavras-chave, como Ubersuggest, analisar as palavras-chave dos concorrentes e avaliar quais foram os termos que fizeram as pessoas chegarem nos seus vídeos.
Por último, você pode usar o Keyword Everywhere. Essa é uma extensão gratuita do Google que mostra métricas precisas, volume de palavras-chave e CPC mensal em vários sites como o Google, YouTube, Amazon, Google Analytics, Google Search Console, entre outros.
2. Faça um ótimo título pensando no SEO do YouTube
Acima de tudo, um título otimizado não dispensa o uso da palavra-chave. Sendo assim, vamos reforçar o quão importante é ter uma boa palavra-chave para ser usada no título do seu vídeo.
Outra estratégia é optar por usar correspondências exatas de palavras-chave no título para que o seu CTR (taxa de cliques) seja mais significativo.
Também é recomendável evitar títulos muito longos. Então, seja conciso, objetivo e não ultrapasse 50 caracteres. Assim, você pode garantir que os seus vídeos tenham o melhor desempenho.
Com todas essas práticas, use também técnicas de gatilhos mentais para despertar a curiosidade e o interesse dos usuários. Por exemplo, você pode usar esse recurso na capa do vídeo.
3. Não esqueça de usar etiquetas no vídeo!
Igualmente às outras práticas, o uso de tags no YouTube é muito importante para o SEO. As tags são como um complemento da sua palavra-chave principal. Através delas, o YouTube consegue identificar qual é o assunto do vídeo e sugerir outros relacionados.
Dessa forma, uma maneira de conseguir boas tags é analisar as que os seus concorrentes estão usando. Além disso, você pode escolher uma única tag para usar em todos os vídeos publicados no seu canal.
Por exemplo, se você é uma agência de marketing e faz conteúdos relacionados a isso, dá para usar a tag “otimização SEO” como um padrão para os seus vídeos. Sem esquecer de usar outras tags complementares.
Por fim, não exagere na quantidade de tags no seu vídeo. Isso porque o ideal é usar de 6 a 8 palavras para não confundir o buscador sobre qual é o assunto do conteúdo.
4. Use a criatividade para fazer descrições cativantes!
Da mesma forma, a descrição também é um fator relevante para a otimização SEO do youtube. Se no título você deve ser direto e objetivo, na descrição você pode usar o espaço para dar informações mais detalhadas do conteúdo.
Pois você tem até 5000 caracteres para usar. Então, descreva as informações mais importantes logo no começo do texto. Já que é essa parte que aparece nos resultados de busca.
Outra dica é usar esse campo para inserir chamadas para ação. Por exemplo, sugerindo outros vídeos, convidando as pessoas para se inscreverem no canal ou então baixarem um material.
Nessa parte também dá para incluir hashtags. Porém, tome cuidado com o excesso. Assim, evite usar mais do que 15.
Por fim, saiba que a descrição é considerada para ranquear o seu vídeo. Dessa forma, além de fazer descrições persuasivas, use sua palavra-chave para que o YouTube saiba do que se trata o seu vídeo.
5. Coloque legendas e transcrições nos vídeos para melhorar SEO do YouTube
É muito recomendável adicionar legendas nos vídeos. Isso porque as legendas geram acessibilidade para quem possui deficiência auditiva e para que os robôs do YouTube possam ler o seu conteúdo.
Talvez você ainda não saiba, mas os algoritmos do YouTube não podem ler imagens e vídeos. Por isso, é tão relevante usar legendas para que a plataforma impulsione os seus vídeos.
Entenda ainda que o próprio YouTube disponibiliza o recurso de transcrição. No entanto, nem sempre ele capta o áudio com perfeição. Ou seja, você pode fazer esse procedimento manualmente, mas se preferir fazer transcrições automáticas, confira se está tudo certo.
6. Edite também o nome do arquivo do vídeo!
Mais uma dica importante. Antes de subir o seu vídeo, renomeie o nome do arquivo. Essa é uma prática simples e pode parecer boba, mas faz toda a diferença nas estratégias de SEO.
Até porque, muitas vezes, você acaba salvando o arquivo com nomes aleatórios, por exemplo “versãofinaizadal.mp4”. Entretanto, o nome do arquivo também é considerado para que o YouTube saiba que se trata o seu conteúdo.
Ou seja, o ideal é criar um nome descritivo utilizando a sua palavra-chave.
7. Preste atenção na duração do vídeo!
Por fim, o YouTube é um espaço que pode ser usado para produzir conteúdos mais longos e detalhados.
Normalmente, nas primeiras posições encontramos vídeos com duração média de 10 minutos ou mais. Porém, você não precisa necessariamente ficar preso a esse tempo. Desde que você entregue um conteúdo útil e rico para a sua audiência.
Afinal, do que adianta o conteúdo ser longo, mas não solucionar problema de quem está assistindo?
Então, essas estimativas de duração ajudam a dar um norte. O que vale mesmo é o quanto seu conteúdo é relevante.
O que achou das dicas sobre SEO para YouTube? Você usa essas estratégias? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas!
Deixe uma resposta